sábado, 1 de dezembro de 2012

LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO

UNIDADE 4 – ATIVIDADE 4_3 – LEITURA, REFLEXÃO  E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA LIMA
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA
CURSISTA: Lílian Maria Dias Borges 
FORMADORA: SUZANA ALVES ARÁUJO

Segundo o autor, Sílvio da Costa Pereira, a mídia começa a tomar grandes proporções de tal maneira que, atualmente, a escola, família, grupos sociais e meios de comunicações, são tidos como importantes espaços educativos e socializadores, uma vez que a sociedade contemporânea é vista como a “sociedade do conhecimento”. Diversas observações, realizadas pelo autor, em seu trabalho empírico, envolvendo o uso da mídia nas escolas de Florianópolis, também já foram e ainda são vivenciadas por nós que fazemos parte do grupo, são metodologias que os professores adotam.
 Ao fazer a leitura do texto mídia na educação que foi relatado no Ensino Fundamental de Florianópolis, ele reflete sobre a reflexão crítica da mídia nas escolas, sobre a importância do uso das mídias em diferentes contextos. Relata também os recursos tecnológicos entre a área de comunicação e educação, que vem sendo trabalhado nas escolas atualmente denominando a necessidade de adequar a mídia nas escolas. A tecnologia surge das necessidades do ser humano, para adequar seu conhecimento em relação às informações e transformações do conhecimento. Atualmente como ocorrem na maioria das cidades brasileiras, os projetos de mídia nas escolas são resultados de incursões das empresas de comunicação nas escolas, onde distribui, gradualmente, durante período de tempo distintas, exemplares de suas edições para professores usarem com sua turma.
Observa-se que ao trabalhar e melhorar a prática pedagógica dos professores na nossa escola está tendo uma capacitação continuada sobre mídia e tecnologia. Ao capacitar professores para utilização da mídia na escola, é necessário compreender as armadilhas da linguagem com suas múltiplas potencialidades e limites, identificar as marcas discursivas pelos diferentes modos de fazer para uma leitura dialógica do mundo. Utilizar a mídia na escola é o primeiro passo para a leitura do mundo e melhorar a nossa prática pedagógica e com isso podemos fazer a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário