terça-feira, 13 de novembro de 2012

Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo

ATIV3_5Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo
Cursista: Lílian Maria Dias Borges
Formadora: Suzana Alves Araújo

 Currículo é um  mecanismo que estabelece qualidade de ensino, e pensando nos dias de hoje o mesmo precisa estar adequado conforme a realidade, possibilitando ao aluno a atuação  e interação do que deve constar em um  currículo, os conteúdos, as tecnologias, metodologias e objetivos pedagógicos. Ao mencionar as tecnologias, em um mundo globalizado utilizar essas novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar das gerações que estão nos bancos escolares e nós como educadores precisamos estar atentos em que situações ela ajuda efetivamente na aprendizagem dos alunos. O currículo da sala de aula não é apenas o prescrito. Ele se desenvolve do que emerge das experiências de alunos e professores, do diálogo entre eles.

Relato do Projeto de Trabalho

CURSISTA: Lílian Maria Dias Borges
UNIDADE 3
ATIVIDADE 3-4. BLOG- Projeto de trabalho em sala de aula com a integração de novas tecnologias. Escola Municipal Benedito Pereira Lima
Município: São João Da Lagoa
Formadora: Suzana Alves Araújo

Relato do Projeto de Trabalho

O Projeto Procel, Energia : “Se liga nessa idéia”, teve  como público alvo a comunidade escolar, envolvendo, discentes, docentes e funcionários do Pré Escolar Fada Encantada e Escola M. Benedito Pereira Lima. Envolveu ações que levaram a reflexão sobre o consumo consciente de energia elétrica, propondo mudanças de hábito de todos os envolvidos.  Buscou despertar a consciência da necessidade de economizar energia no planeta. Fez refletir que a energia move o mundo sobre vários pontos de vista . Para inicio do projeto foi explorado o vídeo “ Kika de onde vem a energia elétrica?”, desenho animado onde mostra de forma bem fácil de entender todo o processo para produzir energia elétrica, desde a usinas hidrelétricas até chegar em nossas casas. Foi abordado e relação entre energia e outras questões ambientais, fazendo uma reflexão sobre lixo e reciclagem, mostrando a sua importância pra meio ambiente. Implantou se ainda a coleta de lixo seletiva. O projeto teve grande aceitação do público e acredito que tenha alcançado os objetivos propostos de uma conscientização sobre consumo consciente.