quinta-feira, 25 de outubro de 2012

PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS

Projeto Procel Energia: Se ligue nessa ideia
Publico Alvo: Comunidade escolar (docentes, discentes, funcionários da Pré- Escolar Municipal Fada Encantada E. M. Benedito Pereira Lima)Apresentação do projeto:
“Energia: Se ligue nessa ideia”
O projeto será desenvolvido com professoras, funcionários, alunos e seus familiares..
A proposta do projeto envolve atividades e ações que levem a reflexão sobre o consumo consciente de energia elétrica, propondo mudanças de hábito de todos os envolvidos, de modo que essas mudanças levem à redução do consumo e a importância em mantê-lo reduzido.

Objetivos
Despertar a consciência em todos os envolvidos da necessidade de economizarmos energia no planeta;
Levar a reflexão de que a energia move o mundo sob vários pontos de vista e que o princípio de conservação da energia, a redução do consumo e dos impactos ambientais são de fundamental importância tanto para a sociedade quanto para a comunidade escolar;
Estimular os envolvidos a pensar de onde vem a energia que alimenta lâmpadas, faz chuveiro esquentar etc.
Falar de energia vinculando o tema a outras questões ambientais.
Combater o desperdício de energia elétrica na escola, e posteriormente nas residências dos envolvidos.
Metodologia
É importante estudar o tema, não abordando superficialmente, mas informando, esclarecendo, pesquisando, de maneira que as ações saiam do simplesmente “apague a luz para não gastar energia”.
Sendo assim, o primeiro passo é fazer um levantamento do consumo de energia cortando os gastos da escola, que será feito pela equipe responsável pelo projeto, com o objetivo de ao final com as mudanças promovidas por ele, compará-lo a uma segunda pesquisa, avaliando o resultado alcançado.
O próximo passo é o desenvolvimento de ações pedagógicas de informação e conscientização, que levem ao consumo inteligente e sustentável da energia elétrica, sendo este trabalho ponto de partida para o que será desenvolvido posteriormente com alunos e seus familiares.
Para mobilizar a comunidade escolar e promover discussão e reflexão sobre o tema seguiremos as seguintes etapas:
1. Informação/sensibilização: Vídeo (desenho animado) “
Kika: De Onde Vem a Energia Elétrica?”.
2. Explicações lúdicas, com cartaz ou maquete, discutindo de onde vem a energia, e que impactos ambientais seu mal uso pode causar.
3. Com o vídeo e pesquisas sobre o que já está sendo trabalhado em sala com as professoras, levar o projeto aos alunos .
4. Fixar pela escola cartazes/lembretes informativos, com mensagens sobre o consumo consciente de energia elétrica.
5. Teste: “Fique Ligado”. Todos os envolvidos receberão uma pesquisa para testar seus hábitos pessoais de consumo de energia elétrica.
A equipe responsável fará a coleta e levantamento destes dados registrando-os num gráfico que apresentará o perfil dos envolvidos.
6. Apresentação para todos os funcionários da escola os dados coletados pela equipe que trazem: gráfico do consumo nos últimos meses e compará-los aos meses de 2011, aparelhos e iluminação da escola e como estão sendo usados.
7.
Lançar ao grupo participante a problematização: a partir das pesquisas apresentadas, como mudar os hábitos de todos, de modo que o consumo de energia elétrica chegue a média ideal, chegando a esse ponto, como mantê-lo ou reduzi-lo ainda mais. Fazer coleta, registro e apresentação das sugestões.
8. Falar de energia vinculando o tema a outras questões ambientais, como a
quantidade de materiais que vai para o lixo e que poderiam ser reciclados ou reutilizados a fim de diminuir a exploração de recursos naturais.
9.A Importância da Reciclagem para o Meio Ambiente
10.Desfile: lixo é um luxo
11. Anjos da Luz: Toda semana será escolhido um aluno por ano de escolaridade para observar o desperdício e tomar providências necessárias como: apagar a luz, fechar torneiras, etc.
12. Trocar na escola lâmpadas incandescentes por fluorescentes.
13. Implantar na escola coleta seletiva de lixo.
Avaliação
Por final a equipe fará outro levantamento de dados do consumo de energia elétrica da escola e irá fazer a comparação destes com os primeiros levantados antes do início do projeto, faremos o mesmo com o teste “Fique Ligado”.
Em uma reunião com todos os envolvidos será apresentadas a avaliação e as mudanças, ou não, do perfil de consumo, assim como dos hábitos e uso da energia dentro da escola.
Como reflexão discutiremos a importância do tema abordado, os resultados alcançados, como continuar o trabalho com os alunos e como levá-lo a seus familiares. Buscaremos também a fala do grupo expondo se houve mudanças nos seus hábitos dentro da escola e em suas residências.

REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA


CURSISTA: Lílian Maria Dias Borges 
ATIVIDADE 2_8 : Registro Digital da Experiência
ESCOLA: Pré-escolar M. Fada Encantada
MUNICÍPIO: São João da Lagoa - MG
FORMADORA: Suzana Alves Araújo

REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA

Inicialmente, foi explorado o tema na sala de aula, com exemplos práticos, aula exportiva e atividade xerocada. Logo estes alunos foram levados para o laboratório para um jogo “Os cinco sentidos” no site Escola Games. Todos participaram com entusiasmo e bom desempenho. Puderam perceber com clareza e brincando a função de cada órgão dos sentidos. Foi muito bom e interessante, todos queriam participar ao mesmo tempo, porém a quantidade de computadores não foi suficiente para todos ficando quatro alunos em cada computador, o que dificultou um pouco os trabalhos. Mas ainda assim as aulas foi bastante produtiva e instigante, despertou o interesse e a curiosidade dos alunos. O objetivo foi alcançado com sucesso.

Planejando uma atividade com hipertexto

CURSISTA: Lílian Maria Dias Borges                               
ATIVIDADE 2.6 - PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU INTERNET
ESCOLA: PRÉ-ESCOLAR M. FADA ENCANTADA
MUNICÍPIO: SÃO  JOÃO DA LAGOA
FORMADORA: SUZANA ALVES ARÁUJO

PLANEJAMENTO DE AULA

ESCOLA: PRÉ-ESCOLAR M. FADA ENCANTADA

PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO  2º PERÍODO
 
TEMA: ÓRGÃOS DOS SENTIDOS

DATA: 18 / 09 / 12

DISCIPLINA: CIÊNCIAS

DURAÇÃO: 1 AULA DE 50 MINUTOS

RECURSOS: COMPUTADOR COM ACESSO A INTERNET.

OBJETIVO:
- IDENTIFICAR O SENTIDO DE CADA ÓRGÃO
-PERCEBER A DIFERENÇA NA FUNÇAO DE CADA SENTIDO
- AMPLIAR OS CONHECIMENTOS COM APOIO DAS TECNOLOGIAS.
-APRENDER INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE CADA UM DOS 5 SENTIDOS E  TESTAR O APRENDIZADO, COM UM DIVERTIDO JOGO DE PERGUNTAS NA INTERNET.

- DESENVOLVIMENTO:
  • DEPOIS DE INTRODUZIR O TEMA NA SALA DE AULA, E OS ALUNOS JÁ TEREM DESENVOLVIDO  ALGUMA ATIVIDADE. PROPOR O JOGO NA INTERNET.
  • EXPLICAR O JOGO ORALMENTE AINDA NA SALA DE AULA.
  • LEVAR OS ALUNOS AO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, ORIENTANDO-OS SEMPRE QUANTO AO USO DO COMPUTADOR.
AJUDAR OS ALUNOS A ACESSAREM O LINK ESCOLHIDO http://www.escolagames.com.br/jogos/cincoSentidos/
  • LER AS INSTRUÇÕES DO JOGO PARA OS ALUNOS;
  • CONDUZIR OS ALUNO SEMPRE QUE SURGIR DIFICULDADES.
  • DAR UMA ÊNFASE NA PARTE EXPLICATIVA DO TEMA EM ESTUDO,
 - AVALIAÇÃO:
OBSERVAR O DESEMPENHO DOS ALUNOS DURANTE O JOGO E
A PARTICIPAÇÃO DE CADA UM.

REFERÊNCIA:

MEU HIPER PORTFÓLIO

PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO

CURSO: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs
NOME: Lílian Maria Dias Borges
UNIDADE 2: Internet, Hipertexto, Hipermídia
ATIVIDADE: atividade2_5criando um portfólio em hipertexto
MUNICIPIO: São João da Lagoa-MG
FORMADORA: Suzana Alves Araújo

MEU HIPER-PORTFÓLIO

·         Trabalho com Educação Infantil no Pré-Escolar Municipal Fada Encantada, em São João da Lagoa - MG.
·         Atualmente, nós, educadores da rede municipal de Ensino de São João da Lagoa, estamos participando do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – PROINFO INTEGRADO. O objetivo desse Programa é a inserção de tecnologias da informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas brasileiras, visando principalmente:
a.       Promover a inclusão digital dos professores e gestores escolares das escolas de educação básica e comunidade escolar em geral;
b.      Dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação básica.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO CURSO

UNIDADE1: TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Nesta unidade, realizamos alguns debates presenciais, fóruns virtuais, divulgamos atividades no espaço biblioteca na plataforma e-proinfo e ainda anotamos nossas reflexões no diário de bordo.
·         Fórum: Quem sou eu como professor e aprendiz?
Aqui refletimos acerca das questões, o que é ser professor hoje? O que preciso fazer para acompanhar a rápida evolução tecnologica? Entre outros pontos que nos fizeram repensar nossa pratica educacional.
·         Biblioteca: Minha escola
Fizemos uma pesquisa para levantarmos quais eram os recursos tecnologicos existentes em nossa escola e de que maneira essas tecnologias estavam sendo utilizadas. Elaboramos uma breve apresentação em slids com as conclusões a que chegamos, e divulgamos no espaço biblioteca.
Ainda nesta Unidade de Estudos, postamos nossas reflexões no diário de bordo e discutimos no encontro presencial as atividades com Mapas Conceituais e WebQuest.
Acreditamos em Educação de qualidade, em Formação autonoma e significativa, portanto estamos investindo em nossas aprendizagens para que possamos compartilhar com nossos alunos as múltiplas descobertas do mundo virtual.

UNIDADE2: INTERNET, HIPERTEXTO, HIPERMÍDIA

Vamos conhecer, nesta Unidade, alguns dos principais aspectos das linguagens e formas que caracterizam a grande rede mundial de informação: a internet. Estudaremos, também, os conceitos de hipertexto e hipermídia, os quais definem como navegamos na internet.
  • Fórum: Experiencia de navegar livremente
Neste fórum relatamos nossas impressões sobre a experiencia de navegação a deriva na internet.
  • Fórum: Conceituando Hipertexto
Neste ambiente, conceituamos Hipertexto utilizando dados “copiados” na rede acrescidos de nossas colaborações.
  • Blog: estamos trabalhando agora com postagens em nossos blog. A atividade 2_5 consiste na
crianção deste hiper-portfólio aqui no blog.